Número 34, janeiro-fevereiro 2006
NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA I >>Versão em português

Espaço de debate:

Nanociência: manipulação à escala atómica e molecular

O invento da microscopia de aproximação permitiu a manipulação individual de átomos e moléculas com o objectivo de abranger sistemas funcionais nanométricos que constituem o núcleo da Nanociência. Neste artigo apresentamos exemplos da manipulação atómica, partindo do artigo pioneiro de Eigler para o Xe sobre Ni e continuando com testes recentes em superfícies semicondutoras desenvolvidos por investigadores procedentes do Laboratório de Novas Microscopias. Finalmente apresenta-se como a criação de reduzidos defeitos através da irradiação com Ar+ permite ajustar o fluxo em nanotubos de carbono metálicos.

Blanca Biel
Fernando Flores
Dpto. Física Teórica de la Materia Condensada

Iván Brihuega
Pedro J. de Pablo
Julio Gómez-Herrero
Cristina Gómez-Navarro
José María Gómez-Rodrígue
Laboratorio de Nuevas Microscopías,
UDpto. Física de la Materia Condensada,

Óscar Custance
Graduate School of Engineering, Osaka University

NanoFotónica: Para o controlo sub-micrométrico da luz

A nanofotónica é a disciplina científica que tem por objecto o estudo da geração, controlo e detecção da luz a escalas similares ou menores que a sua própria longitude de onda e o estudo da interacção com a matéria à escala nanométrica. Em particular os seus objectivos e desafios mais importantes têm a ver com os fenómenos no campo da radiação electromagnética ou as matérias estão confinadas em tamanhos de amplitude nanométrica. Neste campo apareceram com força várias áreas de investigação tendentes a explicar, prever e aplicar ditos fenómenos e de entre eles destacaremos os cristais fotónicos, a magneto-fotónica e a plasmónica.

Alvaro Blanco
Cefe López
Instituto de Ciencia de Materiales de Madrid (CSIC)

Antonio García-Martín
Gaspar Armelles
Instituto de Microelectrónica de Madrid (CSIC)

F.J. García Vidal
Departamento de Física Teórica de la Materia Condensada

Nanomagnetismo

Neste trabalho faz-se uma revisão das propriedades magnéticas dos materiais nanoestruturados e mais concretamente das nanopartículas. Descreve-se como os materiais nanomagnéticos mudam muito bem as suas propriedades quando o seu tamanho se reduz a poucos nanómetros. Acresce, devido a estes efeitos de tamanho alguns materiais que não são ferromagnéticos no estado massivo passam a ter um comportamento típico de materiais ferromagnéticos quando se encontram na forma de nanopartículas. Finalmente, apresentam-se algumas das aplicações das nanopartículas magnéticas no campo da biomedicina.

M. A. García
P. Marín

J. M. González
Instituto de Ciencia de Materiales de Madrid

P. Crespo

A. Hernando
Instituto de Ciencia de Materiales de Madrid

Nanotecnología em Espanha

As nanociências e as nanotecnologias são novas áreas de investigação e desenvolvimento (I+D) cujo objectivo é o controlo do comportamento e a estrutura fundamental da matéria a nível atómico e molecular. Estas disciplinas abrem as portas à compreensão de novos fenómenos e à descoberta de novas propriedades susceptíveis de serem utilizáveis à escala macroscópica e microscópica. As aplicações das nanotecnologias são cada vez mais visíveis e o seu impacto deixará de se sentir de imediato na vida quotidiana. Este artigo sintetiza as principais conclusões alcançadas no estudo “Nanotecnologia em Espanha”. Um estudo que descreve, analisa e estuda a situação actual da nanotecnologia em Espanha.

Jaime Sánchez Páramo
Joaquín Alonso Andaluz
Fundación para el Conocimiento Madri+d

Sala aberta:

Potencial da comunidade de Madrid para o desenvolvimento de clusters tecnológicos

Nesta última década foi possível apreciar o indubitável interesse que vem apresentando o conceito “Cluster”, e mais concretamente o de “Cluster Tecnológico”, nos debates de política industrial e desenvolvimento local. E, este interesse aparece reforçado pelo êxito das experiências realizadas em distintas regiões europeias e noutras regiões do mundo. Este artigo desenvolve uma metodologia para a identificação de clusters tecnológicos como política inovadora de desenvolvimento e promoção da actividade económica de uma região. Esta metodologia aplicada ao caso concreto da Comunidade de Madrid põe em evidência que as vantagens de localização, a disponibilidade de recursos, conhecimento e infra-estruturas, e as redes de apoio de todo tipo presentes no território da Comunidade, que a qualificam para potenciar o desenvolvimento de determinados clusters tecnológicos.

Isidro de Pablo López
Begoña Santos Urda
Yolanda Bueno Hernández
Fernando Borrajo
Francisco Pizarro
Grupo de Emprendizaje y Desarrollo Local

Distritos, centros tecnológicos e regiões de conhecimento no Japão: mudanças organizacionais em áreas metropolitanas

A economia moderna é um mosaico de sistemas de produção interdependentes, estes desenvolvem-se apoiados em economias de aglomeração e transações, e dinamizados por acções e instituições públicas que desenvolvem políticas de ciência e tecnologia à escala regional ou nacional. Neste contexto de desenvolvimento emergem novas áreas para a investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação que neste novo processo de industrialização têm características especiais.
Quando analisamos a evolução da economia, tecnologia e indústria, a transformação das áreas urbanas desde a cidade principal até zonas menos urbanas é um ponto de vista indispensável. O conceito de cidade tem dois significados, um temporal e outro espacial, nas suas relações com outras áreas onde temos uma grande influência.
Este trabalho examina uma área tecno-metropolitana do Japão em relação com as mudanças realizadas em grandes áreas de tipo metropolitano, como é o caso de Chubu - área de Nagoya- situada numa região central do Japão. Numa primeira parte apresenta-se a importância da ciência e da tecnologia no novo desenvolvimento. De seguida, as cidades da ciência e da tecnologia com as suas características principais. E, por fim, abordam-se as funções e papéis dos centros tecnológicos japonesas. As páginas e os dados que se apresentam foram obtidos “in situ” durante estadias continuas realizadas nos últimos anos.

Julio César Ondategui