Número 31, septiembre 2005
LA I+D QUE TEMOS >>Versão em português
 
         
 
 

Espaço de debate:

Europa século XXI: a caminho de um espaço comum de educação e investigação

A declaração da Conferência de Ministros de Educação europeus que teve lugar em Bergen (Noruega) nos dias 19 y 20 de maio de 2005 com o título "O espaço europeu de educação superior – Alcançando resultados", resumo dos progressos realizados na Europa no denominado Processo de Convergência europeia e propõe as prioridades para desenvolver até o ano 2010, data acordada para fechar este compromisso.

Raffaella Pagani
Asesora del Área de Prospectiva y Convergencia Europea
Agencia de Calidad
Acreditación y Prospectiva de las Universidades de Madrid



A triangulação como estratégia de investigação em ciências sociais

A utilização de técnicas de triangulação dos resultados obtidos durante o trabalho de campo teve um grande papel de previsão na literatura de métodos de investigação social. Uma grande parte dos científicos sociais consideraram que quanto maior fosse a variedade das metodologias, dados e investigadores utilizados na análise de um problema específico, maior será a fiabilidade dos resultados finais. Este artigo leva a cabo uma análise teórica do fenómeno da triangulação para realçar as suas principais vantagens e riscos como estratégia de investigação em ciências sociais.

Óscar Rodríguez Ruiz
Instituto Universitario de Administración de Empresas
Centro de Investigación para la Sociedad del Conocimiento (IADE-CIC)



Sala aberta:

A proposta de Directiva da patentabilidade das invenções implementadas através de computador

A propriedade intelectual, em geral e nas suas diversas formas, e a propriedade industrial, em particular, são objecto de atenção cada vez maior. Considerar as patentes como activos das empresas e o apoio à sociedade do conhecimento por parte dos decisores de políticas públicas estão cada vez mais generalizados.

Ignacio Atorrasagasti Tellería
Consejero Industrial de la Representación Permanente de
España ante la Unión Europea, Bruselas


Novas empresas de base tecnológica e business angels

As redes de business angels ou investidores privados são organizações que procuram criar espaços de confiança para o investimento em projectos de base tecnológica, e que asseguram uns níveis de qualidade confidencialidade nos projectos apresentados. Este tipo de redes, originárias nos Estados Unidos, demonstraram com numerosos exemplos de êxito a sua eficácia de unir investidores com empreendedores tecnológicos. Tornam-se de especial interesse para empresas de grande potencial de crescimento como são as Novas Empresas de Base Tecnológica.

Miguel Palacios
Tíndaro del Val
Carlos Casanueva
ETSI Industriales, Universidad Politécnica de Madrid

Painéis de cidadãos sobre o protocolo de kioto

A Direcção Geral de Universidades e Investigação do Conselho de Educação da Comunidade de Madrid, comprometida com a criação de mecanismos de comunicação entre científicos, políticos e público em general, organizou painéis de cidadãos para análise e discussão de temas relevantes relacionados com a ciência e a tecnologia com o fim de promover a cultura científica e estimular o debate social. Neste caso, o tema de actualidade escolhido foi o Protocolo de Kioto e sua aplicação em Espanha.

Luís Navarro
Marta I. González
Coordinadores