Morfogénesis: Jardim Porcelánico

Subjacente ao arranjo delicado das pétalas e das folhas de flores silvestres, existe um outro mundo de padrôes, invisibel au olho nu, revelado apenas con microscópios potentes, que ampliam e desvendan estruturas celulares…………..

Em 2010 Rob Kessler trabalhou com cientistas do IGC, recorrendo as técnicas de microscopia disponiveis no instituto, para examinar as estructuras celulares de flores silvestres portuguesas, incluindo algumas orquídeas raras, que escondem uma variedade assombrosa de padrôes e formas.

O processo criativo iniciou-se com passeios primaveris no Alentejo,  e nos jardins de Lisboa, onde desenhou e tirou fotografías das flores que ia encontrando………….

Rob Kesseler uniu a sua vasta experiencia nas áreas de artes aplicadas e Design e a tradiçao científica singular de Portugal, para criar una parcería com a produtora de porcelanas Vista Alegre. As suas “imagens microbotanicas” formam a base de uma colecçâo exclusiva de designs que serâo aplicados num novo serviço de peças de porcelana de formas irregulares…..

Texto de: Fundaçào Calouste Gulbenkian NEWSLETTER. Número 120. Fevereiro 2011, p 15.